rapa de angu é um bom tira gosto - foto da Leticia Caetano

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Humberto Mauro na Ufmg



Filmes de Humberto Mauro no campus de Engenharia da UFMG

Nos dias 6 e 7 de outubro, no auditório da escola de engenharia, campus Pampulha, acontece a mostra Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema brasileiro e ilustre ex-alunos da Escola de Engenharia da UFMG.
Na quinta-feira, dia 6, a mostra será aberta às 18h com a presença do historiador Augusto Borges, e uma apresentação audiovisual que traz uma leitura contemporânea das imagens antológicas dos primeiros trabalhos de Humberto Mauro. A parte musical de CePiáXiíCatu fica por conta de Gilberto Mauro, sobrinho do cineasta, e de Ricardo Garcia. Em seguida, a partir das 20h, serão exibidos oito curta-metragens que vão das décadas de 40 a 60.
Na sexta-feira, dia 7, serão exibidos dois longas do cineasta. A partir de 12h30, o público poderá acompanhar a obra O descobrimento do Brasil (1937), filme roteirizado por Humberto Mauro a partir da carta de Pero de Vaz de Caminha. A trilha sonora é de Heitor Villa-Lobos. Às 18h, é a vez de Canto da Saudade (1952), uma história do interior de Minas Gerais sobre o lamento de uma sanfona ouvido próximo a um canavial.

Mais cinema na UFMG

04/10 - Terça-feira
Cine 0800
Auditório da Biblioteca Central - 4º andar - 17h30




Cinco Vezes Favela
Dir: Marcos Farias, Miguel Borges, Carlos Diegues, Joaquim Pedro de Andrade e Leon Hirszman.
BRA - 92' - 1962 - Ficção - Classificação: Livre

Tendo como produtor o Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes, o filme 'Cinco Vezes Favela' é considerado como uma das obras fundamentais para o nascimento do chamado Cinema Novo no Brasil. O filme apresenta cinco diferentes histórias, dirigidas por cinco cineastas: Um Favelado (Marcos Farias), Zé da Cachorra (Miguel Borges), Escola de Samba Alegria de Viver (Carlos Diegues), Couro de Gato (Joaquim Pedro de Andrade) e Pedreira de São Diogo (Leon Hirszman).
______________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário