rapa de angu é um bom tira gosto - foto da Leticia Caetano

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Protesto contra zoológico

Nunca gostei de frequentar zoológico. Ficar olhando os bichos presos, fora do seu habitat, da sua família. Nunca gostei das carinhas tristes, da solidão, ( Em BH os bichinhos estão sempre morrendo pela falta de companheira), da sujeira, do cheiro. Nunca gostei de ver as crianças jogando comida, plástico, papel e todo tipo de sujeira. Nunca gostei de ver cachorro preso, passarinho na gaiola. Nunca gostei de ver pessoas agredindo os animais - já briguei com pessoas por tal violência e continuo em alerta. Agora, com a entrevista do super fotógrafo Sebastião Salgado sobre os animais em zoo só tenho que parabenizá-lo pela declaração:
Para você ter um gorila no zoológico, você destroi uma família. 


"As pessoas que forem ao zoológico e virem um gorila deveriam fazer um protesto. A família dos gorilas é como a família dos humanos. Quando eu fui fotografar os gorilas, eu fui recebido por uma família - você tem um avô, você tem um pai e você tem os filhos, e você tem um respeito vertical como a nossa família humana e para você conseguir um gorila para colocar num zoológico, você tem que matar um pai, você tem que matar uma mãe, porque um gorila de 300 kg você não consegue levar, porque é uma massa muscular, total. Então eles vem e matam o pai, matam a mãe, roubam o filhote e levam o filhote. O filhote que vai para o zoológico, é o filhote que vira o grande gorila que depois a gente vai visitar no zoológico, mas você destruiu uma família – uma família – como a família humana e os gorilas também têm problema psicológico. Um gorila que está no grupo, está numa família, em que o pai é assassinado, a mãe é assassinada, os outros se desintegram, ele nunca mais se adapta em outro grupo de gorila e eles acabam morrendo também. Então eu acho que é uma falta de respeito profundo – os jardins zoológicos em geral do mundo.”

Um comentário:

  1. Sinceramente não sabia da questão de aniquilar uma família para pegar um gorila e colocá-lo no zoo. É muito triste e revoltante o que o ser humano faz. Por isso que a cada dia o mundo está um caos e a tendência é só piorar.

    ResponderExcluir