rapa de angu é um bom tira gosto - foto da Leticia Caetano

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Super dica cultural: Cine Theatro Brasil





Imperdível o Cine Theatro Brasil com a exposição do Projeto Portinari Guerra e Paz. Além de ter sido o primeiro cinema que frequentei, portanto,  belas lembranças ao entrar no espaço, tudo está perfeito. A exposição, o atendimento, o antigo, o moderno e o tanto de informação sobre  Portinari, dá uma sensação bacana demais. De repente a gente conhece muito mais o pintor e seu envolvimento com a política ao denunciar a pobreza do país na época, por meio da sua pintura -  crianças órfãs, a morte do filho, os meninos de "barriga d àgua,  Tem os croquis dos quadros em belas molduras, correspondências , bordados de cores das suas obras. A apresentação do documentário narrado com a bela voz do Milton Nascimento e a poesia do Drummond emociona e encanta os 80 minutos que são passados ali.


Saiba mais:
               A obra grandiosa foi encomendada ao pintor brasileiro no início da década de 50 para ficar exposta na sede das Organizações das Nações Unidas, de onde saiu apenas durante a reforma do prédio, em 2010. É aí que ele passa a grande mensagem de paz, de fraternidade, de luta contra as injustiças sociais.
              Em novembro, os painéis seguem para Paris e, depois, voltam para a sede das Nações Unidas em Nova York.
             Na reforma do Cine Theatro Brasil, foram preservadas as mesmas características de quando ele foi criado, na década de 30.
Onde?O espaço cultural fica localizado na Praça Sete, no hipercentro de Belo Horizonte.O horário de funcionamento da exposição é das 10h às 19h, com entrada de graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário