rapa de angu é um bom tira gosto - foto da Leticia Caetano

domingo, 26 de setembro de 2010

Bisneta da santa feia - Pedro Ferreira


A BISNETA DA SANTA FEIA

De passagem por Iguatama, fiquei fascinado pela história contada pela dona Isabel Macedo Campos, de 62 anos. Difícil foi acreditar, mas ela estava realmente ali, na igreja, rezando aos pés da sua bisavó, ou seja, aos pés de Nossa Senhora da Abadia. Não entendi no início, mas ela me contou uma longa história, confirmada depois pelo relato de outros moradores e também pelos documentos levantados pela prefeitura local.
Há muitos e muitos anos, 1862, quando o lugar ainda se chamava Porto Real do São Francisco, a imagem da santa, esculpida em madeira, teve como modelo a bisavó de dona Isabel, Maria Ângela Gonçalves, na época uma menina de apenas seis anos de idade.
No dia em que a igreja foi consagrada, em 15 de agosto de 1862, uma procissão levando a imagem da santa saiu da fazenda do tataravô de Dona Isabel. A imagem foi benta e entronizada no altar da igreja, que foi concluída no ano anterior. O artista que fez a santa, Domingos Santeiro, era quase cego e precisou da ajuda de um dos seus discípulos.
Quando se casou, vestida de noiva, comentaram que Dona Isabel tinha ficado a cara da santa, mas ela não gostou nadinha da comparação. "Fiquei numa tristeza, que só vendo. A santa é muito feia", disse Dona Isabel, séria, mas sem perder a sua fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário