rapa de angu é um bom tira gosto - foto da Leticia Caetano

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Os heróis do navio baleia

Na próxima 5ª. feira (dia 7/6), o Canal Futura fará a exibição do documentário “Os heróis do Navio Baleia”, às 14,30hs, com reprise às 23,30hs. A M3 Vídeo/Estação 3, dos jornalistas Marcelo Passos e  Wilton Valle
foi uma das 40 produtores selecionadas para 1º Chamado de Produção do programa Sala de Notícias do Canal Futura
Sinopse
“Os heróis do Navio Baleia”
Em Belo Horizonte, na região leste da capital, o córrego Navio-Baleia nasce nas encostas da Serra do Curral para desaguar no Ribeirão Arrudas. O córrego que era um fator de integração passou a receber lixo e esgoto, sofreu assoreamentos, as matas ciliares foram extintas e ele se tornou um fio de esgoto a céu aberto.
Mas, na comunidade do bairro Pompéia, por onde o Córrego passa, houve quem se levantasse em defesa da sua recuperação: a servidora pública Mércia Inês Pereira do Nascimento e o aposentado Ernesto Soares da Conceição, o Seu Nonô, de 70 anos. A primeira passou a contar a história da transformação através de bordados, que retratavam cenas do cotidiano, e que, posteriormente, se tornaram ilustrações de um belo livro de memórias da comunidade, lançado em 2010. O segundo passou a cuidar da limpeza do Córrego dos Joões, afluente do Córrego da Baleia, que passa nos fundos da casa dele. Desde 1991, Seu Nonô já retirou do pequeno trecho cerca de 400 toneladas de entulhos. A limpeza trouxe de volta os pássaros e a vegetação original. O exemplo de seu Nonô já recebeu prêmios e é motivo de visitas de escolas e ambientalistas.
Mostramos o cenário urbano e sua transformação, cercados pela exuberância degradada da Serra do Curral, ao mesmo tempo em que apresentamos as cenas do cotidiano da comunidade e sua luta pela preservação do Córrego, através do exemplos proativos de Seu Nonô e Mércia.

Ficha técnica:
Os heróis do Navio Baleia
Duração: 14’30”
Ano: 2012
Belo Horizonte, Minas Gerais

Imagens: Wander Alves e Luiz Antônio Miguel
Som: Guilherme Melo
Produção: Wilton Valle
Edição e finalização: Marcos Cruz
Pesquisa, roteiro e direção: Marcelo Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário