rapa de angu é um bom tira gosto - foto da Leticia Caetano

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Pesquisa mostra aumento de estupro contra a mulher

A presidente Dilma Rousseff classificou como "alarmantes" dados de que o número de estupros no país superou o número de homicídios dolosos, divulgados nesta segunda pelo 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O  crescimento de 18% em relação a 2011, reflexo do serviço telefônico 180, da @SPMulheres [Secretaria de Políticas para as Mulheres], de orientação às vítimas de violência sexual. 
O estudo foi realizado com base nos critérios da mais recente legislação sobre o assunto, de 2009, que considera estupro todos os casos de "atos libidinosos", o que inclui conjunção carnal ou qualquer outro tipo de abuso. Antes de 2009, o Código Penal considerava estupro somente "conjunção carnal mediante violência ou grave ameaça". O fórum passou a adotar os critérios da nova legislação a partir da edição de 2010, com base nos dados de 2009.
De acordo com o estudo - produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com base em informações do IBGE do Ministério da Justiça - o país registrou 50.617 casos de estupro em 2012, o que equivale a 26,1 estupros por grupo de 100 mil habitantes – o aumento é de 18,17% em relação a 2011, quando a taxa foi de 22,1 por grupo de 100 mil. O número de homicídios dolosos registrados em 2012 foi de 47.136.

Um comentário:

  1. Cada dia mais percebo que as mulheres estão vulneráveis a violência que assola nossa sociedade. Hoje em dia a mulher não pode terminar um relacionamento, se não corre o risco de ser morta e violentada sexualmente. É uma pena que nós mulheres apesar de tantas lutas e conquistas estejamos a mercê de uma sociedade machista e preconceituosa.

    ResponderExcluir