rapa de angu é um bom tira gosto - foto da Leticia Caetano

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Marcha das mulheres



No último sábado, 2 mil pessoas participaram da "marcha das vadias", o movimento que começou em Toronto e pipocou em outras dez cidades dos EUA e do Canadá deve chegar a mais 40 cidades americanas e 19 outras pelo mundo. Nova York, Houston, Londres, Johannesburgo e Buenos Aires estão no roteiro para reivindicar o significado da palavra "slut" (traduzível como "puta" ou "vadia", mas que na origem era "mulher desordeira").
A SlutWalk surgiu como um protesto em resposta ao comentário de um policial canadense que orientou universitários dizendo: "Se a mulher não se vestir como uma vadia, reduz-se o risco de ela sofrer um estupro". A frase reverberou não só no Canadá. Qualquer país, afinal, tem exemplos do que os organizadores chamam de "cultura de estupro": considerar o estupro um crime menor ou "provocado" pela vítima. Também a mídia deve sofrer alteração no Reino Unido. Está sendo questionada a liberdade de expressão e direito à privacidade quando relaciona notícias a uma pessoa ou a uma empresa.
Por meio do Twitter e Facebook, as passeatas são organizadas e muitas universitárias, estudantes e mulheres de todas as idades estão sendo convocadas.Folha de São Paulo - 15 de Maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário