rapa de angu é um bom tira gosto - foto da Leticia Caetano

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mulheres que transformam

Tropa de choque
Com roupa pink e métodos originais, a indiana Sampat Pal Devi, 54, anos, lidera grupo que luta por direitos em uma das regiões mais miseráveis de seu país
Sua arma, um "lathi", bastão de bambu usado em artes marciais na Índia.
 Seu objetivo: combater a injustiça social, a corrupção e a violência contra a mulher, incluindo o casamento de meninas.
Devi estará no dia 30 no Rio de Janeiro para participar do seminário "Mulheres reais que transformam", um projeto da jornalista Ana Paula Padrão e da empresária Tatianna Oliva.
Com as próprias mãos

Bem antes de as militantes do Femen causarem furor com seus métodos pouco convencionais de protesto, Devi surpreendeu a população do vilarejo onde mora, no Estado de Uttar Pradesh, norte da Índia, ao enfrentar com as próprias mãos e um bastão um homem que espancava sua mulher -prática habitual na região, uma das mais pobres do país.
Devi pediu ao sujeito que parasse de maltratar a esposa, mas não foi atendida. Reuniu então um pequeno grupo de mulheres. Juntas, elas deram uma surra no agressor.
Estava formada a gangue e sua estratégia de ação, que é pedir o fim de algo considerado abusivo ou injusto e, se a reivindicação não for ouvida, levantar seus bastões -e usá-los, se necessário.


A estreia oficial da gangue, contra o marido violento, foi em 2006, com pouco mais de uma dezena de mulheres. Em 2008, o movimento tinha 500 militantes. Hoje, são cerca de 20 mil, incluindo homens.
Além de simpatizar com o movimento das mulheres, os homens estão lá porque a gangue tornou-se ativa na defesa dos direitos de toda a população contra corrupção, abuso de autoridade etc.
"Há dois tipos de injustiça: a do governo e a da sociedade. Se for do governo, a gangue vai mostrar seus bastões para quem for a maior autoridade, até conseguir uma resposta", diz Devi.
Entre outras coisas, o grupo sequestrou um caminhão com doações de alimentos que estavam sendo desviadas por funcionários do governo para serem vendidas no mercado.

MULHERES REAIS QUE TRANSFORMAM
QUANDO: 30/10, das 9h às 14h
ONDE: Sheraton Rio, av. Niemeyer, 121, Rio de Janeiro
CONTATO: tel.: 0xx/11/3038-0160; e-mail: mulheresreaisquetransformam@crossnetworking.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário