rapa de angu é um bom tira gosto - foto da Leticia Caetano

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Indignação 1 – Polícia em vez de políticas públicas


foto da internet


No domingo, 22 de janeiro de 2012, 6h da manhã, homens, mulheres, crianças e idosos moradores da ocupação Pinheirinho, em São Paulo, foram surpreendidos por um cerco formado por helicópteros, carros blindados e mais de 1.800 homens armados da Polícia Militar. Além de terem sido interditadas as saídas da ocupação, foram cortados água, luz e telefone, e a ordem era que famílias se recolhessem para dar início ao processo de retirada. O terreno é do especulador financeiro Naji Nahas
Nos últimos 8 anos, os moradores da ocupação lutam pela sua permanência na área. Ao longo desse tempo, eles buscaram firmar acordos com instâncias governamentais para que fosse promovida a regularização fundiária da comunidade, contando para isto com o fato de que o terreno tem uma dívida milionária de IPTU com a prefeitura. O terreno pertence à massa falida da empresa Selecta, cujo proprietário é o especulador financeiro Naji Nahas, já investigado e temporariamente preso pela Polícia Federal na operação Satiagraha.
Por que a Prefeitura não trocou a dívida do IPTU do milionário Naji Nahas pelas moradias? O que mais entristece é quando num programa de televisão (SBT), um jornalista afirmou que “a polícia fez muito bem em ter invadido o local. São uns vagabundos que, com apoio do movimento Sem Terra, querem criar confusão na cidade. Deve-se devolver para o dono, no caso Nahas, o terreno que é seu de direito”. E por acaso ele questionou os crimes do especulador? Ou está dentro do seu direito constitucional? Questionou a sua prisão? Questionou a falta de políticas publicas e o excesso de policiais no local para prender pessoas trabalhadoras que reivindicam seus direitos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário