rapa de angu é um bom tira gosto - foto da Leticia Caetano

domingo, 28 de fevereiro de 2010

cinema: filmes franceses no 104


"Nisida, crescer na prisão", França, 2006, de Lara Rastelli


Mostra de filmes contemporâneos franceses no Cine 104

O que é um quadro? E uma imagem? Você sabe o que aconteceu no inverno de 1996 na Tchetchênia? E como é crescer numa prisão? Estes são os temas de alguns dos filmes franceses que entram em cartaz na próxima terça-feira, dia 2, no Cine 104, na Praça Ruy Barbosa (Praça da Estação). Os filmes são uma seleção parcial da programação, de 2007, dos festivais - FIPA, o Cinema do Real, o FID Marselhas e os "Encontros gerais de Lussas". Eles refletem a vitalidade da produção atual explorando e contestando preconceitos com formas inovadoras e diversificadas de mostrar o mundo na área geopolítica, histórica e artística.


Programação:
Dias 2 e 9,19 h, "Ceia", "Itchkeri Kenti", "Os filhos da Tchetchênia"
"Tweety lovely superstar",20h15 "Os homens",22h"Nisida, crescer na prisão". Dias
3 e 10,às 19 h"De larges détails", 20h15"Papel não embrulha brasas" e às 22h00
"Os LIP, a imaginação no poder". Dias 4 e 11,19h,"Yves Kein – a revolução azul",20h15
"RAfah – crônicas de uma cidade da faixa de gaza", 21h30"Nisida, crescer na prisão".
Nos dias 5 e 12,às 19 h, "Ceia", "Itchkeri Kenti", "os filhos da Tchetchênia" e
"Tweety lovely superstar". Ás 20h15 "DE LARGES DÉTAILS - SUR LES TRACES DE FRANCIS ALYS". Ás 21h30, "Papel não embrulha brasas". Dias 6 e 13, às 19 h,
"Rafah, crônicas de uma cidade da faixa de gaza", às 20h15 "Os homens" e às
22h00 "Os LIP, a imaginação do poder".Nos domingoss dias 7 e 14, às 11h,
"Yves Klein – a revolução azul" e às 14h,"Ceia", "Itchkeri Kenti, os filhos da Tchetchênia", "TWEETY LOVELY SUPERSTAR"e às 15h30"Os homens".

SINOPSE

Ceia
Cène (França, 2006)
De Andy Guérif. Cores. Duração 30’.
O que é um quadro? O que é uma imagem? Eis as questões que as personagens deste curta-metragem pretendem representar. Começam por ser artesões de seu próprio cenário, movimentando-se rumo a sua imobilidade futura, antes de passar a ser... trabalho, partilha, metamorfose, representação de uma obra, e finalmente reconhecimento.Tudo isto em um plano sequência onde descobrimos a obra singular de Duccio.
Vencedor do Grande Prêmio da Competição Francesa FIDMARSEILLE 2007.


De Larges Détails - Sur Les Traces de Francis Alys (França, 2006).
PB. Duração 56’.
Francis Alys, artista contemporâneo belga, é ao mesmo tempo pintor, videoartista e intervencionista urbano. Há quinze anos instalado no México, fez da megalópe um laboratório para sua busca incansável e estranha fazendo do passeio uma arte. Julien Devaux nos faz descobrir esta obra única e poética.


Itchkeri Kenti os filhos da Tchetchênia
Itchkeri Kenti les fils de L'Itchkerie (França, 2006).
PB. Duração 14’.
Tchetchênia, inverno de 1996. Florent Marcie, jovem diretor francês, percorre e filma clandestinamente o país em guerra, indo ao encontro de um povo em resistência. Um filme universal sobre o ser humano na guerra da resistência.

Nisida, Crescer na prisão
Nisida, Grandir en Prison (França, 2006).
De Lara Rastelli. PB. Duração 100’.
Na prisão da ilha de Nisida, ao largo de Nápoles, vivem cerca de quarenta jovens entre 14 e 21 anos. Para proteger seu anonimato e facilitar a filmagem, eles próprios confeccionam máscaras, possibilitando uma relação cada vez mais íntima entre eles. Contam também a sua história, partilhando momentos de tristeza e de esperança.
Os Homens
Les Hommes (França, 2006).
De Ariane Michel. PB. Duração 95’.
Groelândia: nos confins de um mar gelado, silhuetas humanas surgem de um barco: homens cruzam e observam aqueles que vivem neste país selvagem e glacial, onde os dias não tem fim.
Vencedor do Grande Prêmio FIDMarseille 2006.


Os LIP, a imaginação no poder
Les LIP, L'imagination au Pouvoir (França, 2006).
PB. Duração 118’.
Este filme vai atrás dos homens que fizeram a greve operária mais emblemática do período pós 68, a dos LIP em Besançon. Um movimento de luta que durou vários anos, mobilizou multidões na França e na Europa, multiplicou as ações ilegais sem jamais ceder à tentação da violência, levou a imaginação e a exigência de democracia a patamares jamais atingidos.


Papel não embrulha brasas
Le papier ne pas peut envelopper la braise (França, 2006).
De Rithy Panh. Documentário em Cores. Duração 86’. Classificação etária Livre.
O cineasta cambojano acompanha o processo de exclusão social de uma prostituta, que sente-se impedida de voltar à cidade natal por medo de que os habitantes saibam o que ela fazia para sobreviver em Phnom Penh. Neste contexto, a decadência do corpo iguala-se a uma espécie de morte civil.


Rafah, crônicas de uma cidade da Faixa de Gaza
Rafah, Chroniques d'une Ville dans la Bande de Gaza (França, 2006).
De Alexis Monchovet. PB. Duração 52’.
Retrato íntimo de uma cidade palestina filmado durante o ano de transtornos de setembro de 2005 a setembro de 2006. Rafah, situado ao sul da Faixa de Gaza, é uma cidade dividida em duas por um corredor de segurança que traça a fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza.
FIPA d'OR 2007. Prêmio Mitrani. Prêmio do Júri dos Jovens Europeus FIPA 2007. Prêmio de Melhor documentário no Festival Internacional de Filme de Nova Iorque.

Tweety Lovely Superstar
(França, 2006).
De Emmanuel Gras. Cores. Duração 18’.
Quatro homens e uma criança no teto de um prédio. Seu trabalho: derrubá-lo. Suas ferramentas: seus braços. A labuta deste dia é a labuta de todo dia. Os golpes pesados marcam o compasso do progresso do trabalho, num tempo suspenso.


Yves Klein. A revolução Azul
Yves Klein, La Révolution Bleue (França, 2006).
De François Lévy-Kuentz. Cores. Duração 52’.
Composto por arquivos filmados, obras e imagens de ficção, este filme sobre Yves Klein, grande figura da arte moderna, é uma ficção documentada a partir da cronologia do artista que conta a sua epopéia como um quebra-cabeça e que faz reviver o homem, o artista, a obra e a época.

Serviço:

Indicação etária 16 anos
Ingressos: R$ 5,00
Local: Cine 104
Praça Ruy Barbosa, 104
Centro
Terça a sábado – 17 às 24 h
Aos domingos de 9h30 às 17h30
3222-5652 / 8628-1104

Nenhum comentário:

Postar um comentário