terça-feira, 29 de novembro de 2011
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Vote na revitalização do bairro Lagoinha no Orçamento Participativo Digital
A base de formação do bairro Lagoinha, foram os migrantes da região central de MG e imigrantes italianos trazidos à época da construção da capital. O local foi um dos primeiros bairros de origem operária e suas casas foram construídas em torno de uma pequena lagoa, onde hoje está erguido o Complexo Viário da Lagoinha. Os imigrantes italianos e os migrantes viviam em perfeita harmonia e cooperação, formando uma comunidade que compartilhava o mesmo território rico em manifestações culturais mineiras e italianas. Tinha um comércio agitado, os botequins sempre abertos e cheios, suas pensões, o ribeirão Arrudas, o mercado, as farmácias, os camelôs, as delegacias, o barulho do trem do subúrbio e cinemas. Hoje ele passa por grandes intervenções em seu complexo viário. No entanto, o investimento na construção de viadutos e no alargamento das pistas contrasta com uma paisagem de abandono, evidenciando a necessidade de casarões seculares, calçadas e praças também passarem por reformas.
Orçamento Participativo Digital
Para mudar este retrato do bairro secular no coração de Belo Horizonte vamos votar pela revitalização da Lagoinha no Orçamento Participativo Digital. Basta entrar no link: www.pbh.gov.br/opdigital em seguida, clicar em conheça os empreendimentos, depois em noroeste e, em seguida, Requalificação do complexo Lagoinha.
Gafieira e exposição no EspaçoCentoeQuatro
Entre os dias 25 de novembro e 01 de dezembro acontece a exposição ao todo, um, com mais de 100 trabalhos do artista e designer Vicente Pessôa.
Zé da Velha, Silvério Pontes e Orquestra Gafieira
:: Sexta-feira, 02 de dezembro de 2011
Horário: 21h
Entrada gratuita (sujeito à lotação do espaço)
Daniela Spielmann, Silvério Pontes e Orquestra Gafieira
:: Sábado, 03 de dezembro de 2011
Horário: 21h
Entrada gratuita (sujeito à lotação do espaço)
CentoeQuatro - Praça Ruy Barbosa, 104 | Centro | Informações e reservas: 3222-6457
domingo, 27 de novembro de 2011
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Serra da Gandarela pede socorro!
Foto: Alice Okawaro
A serra da Gandarela é a última serra preservada de Minas Gerais, localizada a sudeste da capital, na APA-Sul da região metropolitana de Belo Horizonte.Ela possuí extensos e diferentes ambientes naturais, relevo acidentado, espécies vegetais e animais endêmicas, sítios arqueológicos e aquíferos que abastecem a capital e cidades vizinhas. Mas o mais importante é que a área é representativa da transição entre dois biomas brasileiros, o cerrado e a Mata Atlântica, ambos sob ameaça de extinção. A mineração é o principal fator de sua degradação, exigindo do poder público que coloque limitações a empreendimentos na área. O Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual conseguiram a suspensão de licenciamentos de exploração e pesquisa na área, mas é preciso ir além, com a criação de um parque nacional para a serra da Gandarela, conforme foi proposto pela UFMG. O assunto está na Justiça. O MPF quer que o Ministério do Meio Ambiente realize consultas públicas até o fim do primeiro semestre de 2012, tendo em vista sustentar a proposta de criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela junto à Presidência da República. A criação do parque é a única forma de preservar a serra e seu patrimônio natural.
Comunistas e Florestas – Jorge Muralha
Comunistas e Florestas
Políticos e partidos políticos estão ficando todos muito parecidos. Bons tempos em que se podia diferenciar nitidamente um partido “reacionário” de um partido “progressista”. As correntes políticas, outrora tão distintas, agora convergem cada vez mais para uma ideologia uniforme do tipo farinha pouca, meu pirão primeiro. Vira e mexe, flagramos um desses políticos canalhas social-democratas, socialistas, trabalhistas ou comunistas voando em jatinhos particulares de empresas favorecidas por contratos escusos, superfaturados, assinados por debaixo do pano, ou nem isso, pagos com verbas públicas com as quais esses escrotos – tem denominação mais adequada? - deveriam zelar.
Se o que vem aproximando cada vez mais a Esquerda da Direita (ou vice-versa) fosse apenas o quesito desonestidade, teríamos casos meramente policiais. Porém, nas políticas ambientais, a situação é ainda mais grave.
Esse é o caso do Projeto de Lei 30/2011 que altera para pior, muito pior, o Código Florestal Brasileiro em vigor e que está para ser votado no Senado – o Projeto já passou pela Câmara dos Deputados. O redator, por incrível que pareça, não é do PMDB, nem do Democratas, nem do PSD, nem, aparentemente, é fazendeiro (será?). Trata-se do deputado federal comunista Aldo Rebelo (PCdoB –SP).
Sob a falsa bandeira de defesa do pequeno agricultor familiar, a Lei, caso aprovada, anistiará quem já desmatou ilegalmente; reduzirá drasticamente a largura das matas ciliares (as matas que margeiam os rios) e redefinirá, para pior, as APP (Áreas de Proteção Permanente).
Com argumentos do tipo “países desenvolvidos querem quebrar nossa agricultura mandando as ONGs fazerem campanha contra nossos produtores rurais” (http://www.aldorebelo.com.br/), o nobre deputado, agora ministro, pretende anistiar criminosos e devastar ainda mais nossas matas, um verdadeiro crime de irresponsabilidade ambiental e insensibilidade com as gerações futuras.
Se informe a respeito, além do site do Deputado, veja também http://www.florestafazadiferenca.com.br/
Ser tão Minas -Do grande sertão à Pampulha - Walmir Alexandre
Arte popular modelando figuras folclóricas da cultura mineira.
Walmir é ceramista desde os 17 anos e se dedica à criação artesanal diferenciada - riqueza de detalhes com a mistura de tecnicas e a utilização de barros de cores variadas para realçar os detalhes em cada um de seus objetos.
:: Até 27 de novembro de 2011
Terça a sábado | 14 às 22h
Domingo | 12 às 18h
Entrada gratuita
CentoeQuatro | Praça Ruy Barbosa, 104 | Centro | Informações: 3222-6457
Egipícias e israelenses protestam contra a violência, sexismo,assédio sexual e hipocrisia
A blogueira egípcia Aliaa Magda Elmahdy, 20 anos, que divulgou na internet fotos suas em que aparece nua, não está sozinha. No sábado, dia 19, mulheres israelenses posaram nuas para foto em Tel Aviv, para demonstrar solidariedade.
Aliaa atraiu a atenção da mídia em todo o mundo e causou indignação no Egito, país muçulmano conservador onde a maioria das mulheres usa véu. A jovem egípcia escreveu em seu blog que as fotos são “gritos contra uma sociedade de violência, racismo, sexismo, assédio sexual e hipocrisia”.
Dica da Lu
foto da internet
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Festival Eletronika até dia 27
Rick Aucoin , artista canadense, apresenta dia 19, no Palácio das Artes
Até o dia 27 há muita coisa para ver no Eletronika.art.mov - Festival Internacional de Arte em Mídias Moveis,no Palácio das Artes. São 19 atrações musicais, exposição, audiovisual. No cine Humberto Mauro uma mostra de produções do americano George Kuchar, pioneiro em produções menos sofisticadas e registros cotidianos, além de filmes de Taiwan, Reino Unido, Japão e Brasil.
Onde
Palácio das Artes
Quando
até 27 de novembro
informações: www.festivaleletronica.com.br
Jonio e Regina no Jalapão
Marcelo Prates
A exposição dos ensaios fotográficos “Traços e Rabiscos” – mega ampliações a partir de fotos feitas com Iphone e “Luzes e Movimentos” segue aberta ao público, diariamente, de 9 a 30 de novembro, das 10 às 18 horas, na Galeria de Artes do BDMG , rua Bernardo Guimarães 1600.
De acordo com o jornalista José Antônio Orlando, Marcelo Prates utilizou toda a sua experiência e perícia na foto reportagem – sua representação enquanto documento e registro do instantâneo – nesses ensaios inéditos. “As imagens selecionadas por Marcelo Prates são fotografias, mas tão inesperadas e belas que, à primeira vista, não parecem mais fotografia – exatamente porque conseguem representar o poético e o instantâneo, o menos óbvio, aquele detalhe fundamental e iluminado que, por distração, passa veloz”, afirmou o jornalista.
Começa inscrição na Ufmg para transferência e obtenção de novo título
Estarão abertas, de 14 a 24 de novembro, as inscrições ao Concurso 2012 para preenchimento de vagas em cursos presenciais de graduação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As vagas são para as modalidades de transferência e obtenção de novo título e as inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, na página da Comissão Permanente do Vestibular www.ufmg.br/copeve , onde se encontra também o edital do concurso.
Os candidatos à transferência, que desejam concluir o curso de graduação na UFMG devem comprovar vínculo com instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, no segundo semestre de 2011. Além disso, ter cursado, na instituição de origem, pelo menos 300 horas, que corresponde a 20 créditos na UFMG. E ter a cursar na universidade um mínimo de 60 créditos ou 900 horas.
Para a obtenção de novo título o interessado deve apresentar documento de conclusão de curso superior em instituição de ensino reconhecida e que não seja do mesmo curso nem de licenciatura curta.
O valor da taxa de inscrição para transferência e obtenção de novo título é de R$ 250 e as provas serão realizadas no período de 3 a 10 de janeiro, conforme quadro específico no edital.
Os programas das provas são os mesmos dos candidatos ao Concurso Vestibular 2012 da UFMG e estão disponíveis na página www.ufmg.br/copeve. A Prova de Língua Estrangeira, quando requerida, deverá ser realizada na língua de opção do candidato.
Desconstruindo Marcelo X
Fotos: Cristina Lopes da Cunha
Sorrisos, lágrimas, palmas e todas as emoções que qualquer ser humano tem direito,foram sentidas naqueles 29 minutos do documentário "Desconstruindo Marcelo X", de Philipe Ratton, no Cine Belas Artes,no sábado. O público presente é o mesmo que vem acompanhando Marcelo desde que começou este lindo trabalho que atrai crianças, pais, avós, tias e amigas a viajarem num verdadeiro mundo de cores, massinhas, sonhos,poesia e arte. O legal do documentário é que foi mostrado o outro lado do Marcelo, o artista que sorri, o homem que chora, o pai que ama suas filhas,sua mulher, um Marcelo que sorri,que brinca com a vida mas que também sofreu com a mudança abrupta que passou sua vida depois que a doença chegou. Um Marcelo que continua caminhando ( agora na cadeira de roda) e que nem por isto perdeu a alegria de viver e descobriu outra forma de ver a vida além do caminhar. Sua esposa Beth e suas filhas, Cecília, Luiza e Isabella, desnudam Marcelo nos depoimentos e amam cada vez mais este artista e sua delicadeza na arte de criar. Assim como todos nós que o acompanhamos nesta grande jornada e temos o maior orgulho e felicidade de estar ao seu lado. Parabéns ao novo cineasta na praça Philipe Ratton pela grande obra.Em breve vai estar nos cinemas de BH.
Sorrisos, lágrimas, palmas e todas as emoções que qualquer ser humano tem direito,foram sentidas naqueles 29 minutos do documentário "Desconstruindo Marcelo X", de Philipe Ratton, no Cine Belas Artes,no sábado. O público presente é o mesmo que vem acompanhando Marcelo desde que começou este lindo trabalho que atrai crianças, pais, avós, tias e amigas a viajarem num verdadeiro mundo de cores, massinhas, sonhos,poesia e arte. O legal do documentário é que foi mostrado o outro lado do Marcelo, o artista que sorri, o homem que chora, o pai que ama suas filhas,sua mulher, um Marcelo que sorri,que brinca com a vida mas que também sofreu com a mudança abrupta que passou sua vida depois que a doença chegou. Um Marcelo que continua caminhando ( agora na cadeira de roda) e que nem por isto perdeu a alegria de viver e descobriu outra forma de ver a vida além do caminhar. Sua esposa Beth e suas filhas, Cecília, Luiza e Isabella, desnudam Marcelo nos depoimentos e amam cada vez mais este artista e sua delicadeza na arte de criar. Assim como todos nós que o acompanhamos nesta grande jornada e temos o maior orgulho e felicidade de estar ao seu lado. Parabéns ao novo cineasta na praça Philipe Ratton pela grande obra.Em breve vai estar nos cinemas de BH.
Assinar:
Postagens (Atom)